sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Vic, o torino

Em uma alusão ao belíssimo carro Ford Torino, que bombou nos EUA no final dos anos 60, venho falar do nosso vizinho do 1003, Victorino (leia-se Vitorino, sem o "c"), cuja disposição pode deixar mesmo um automóvel no chinelo.

"Não nasci para estar parado."

Victorino, apto 1003

Victorino trabalhou com jóias por quase 10 anos e aos 23 começou sua longa jornada aqui no Cás do Porto, onde trabalhou duro como contra-mestre de mecânica durante 30 anos. Física e psicologicamente, trabalho este realmente duro. Victorino diz que presenciou muitos acidentes –dentre eles, alguns letaisno gigantesco e perigoso maquinário que ele tinha de lidar diariamente.
Após a aposentadoria, Victorino se viu livre de todo stress que o  cercava no Cás do Porto e passou a dedicar seu tempo ao artesanato. Ele tem ponto certo na Feira da Glória, todo domingo de manhã, perto do relógio da Glória.

Victorino e suas caixas artesanais.

Durante nossa conversa, a cada vez mais, mais eu me encantava com a esperteza e criatividade dele. Certa hora, tive que perguntar: "Puxa vida, seu Victorino! O que você não sabe fazer?" A resposta veio na ponta da língua: "pilotar avião".
caixas organizadoras, por Victorino.
As idéias para seus trabalhos artesanais podem partir de um simples fecho de uma jaqueta. Auto didata e curioso de carteirinha, Victorino contou-me que desenvolveu seus trabalhos a partir da tentativa e erro. Hoje, com a ajuda da amada Teresinha, com quem vive por 42 anos, ocupa praticamente todo o tempo com as encomendas que ele mal da conta de fazer.

Tendo nosso panfleto de divulgação do projeto Conheça o Seu Vizinho em mãos, após ler a pergunta "Qual o seu super poder?", sorrindo, ele respondeu orgulhosamente: "O meu poder de velho é que eu nado 35 segundos sem respirar!" Dá-lhe Victorino! Pois eu nem nadar sei... (risos)
Ele pratica natação e falou que foi o próprio professor que cronometrou seu tempo.
Aliás, esporte é algo que sempre se fez presente na vida desse senhor de (quem conhece não acredita) 82 anos. Futebol, vôlei, basquete, remo e até mesmo capoeira estão na lista de esportes que Victorino já praticou.

Sai da frente, que o Torino está presente!

| por: Aline Campbell |

Nenhum comentário:

Postar um comentário